Endereço

Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Telefone: +55 (31) 3612-4312
E-mail: der@ufv.br
Facebook: Departamento de Economia Rural UFV

Informativo

Universidade Federal de Viçosa realiza o I Seminário para a construção do Sistema Participativo de Garantia da Qualidade de produtos no Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata de Minas Gerais

Entre os dias 23 e 25 de maio mais de 150 pessoas de 29 municípios de Minas Gerais participaram do “I Seminário de Construção do Sistema Participativo de Garantia Orgânica no Polo Agroecológico da Zona da Mata” no campus da UFV/Viçosa. O seminário foi uma ação coletiva do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cooperativismo, Agricultura Familiar e Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural/COOPERAR -DER/UFV, do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia/ECOA/UFV, e do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata/CTA-ZM, que contou com o apoio da Fundação Banco do Brasil e BNDES (ECOFORTE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O objetivo do seminário foi iniciar a construção do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da qualidade Orgânica e Agroecológica dos produtos da Zona da Mata, que é uma das formas de certificação de acordo com a Legislação Brasileira (Lei Federal 10.831/2003). Nesse sentido, participaram as organizações da agricultura familiar e agroecológica, grupos de consumidores e produtores, representantes da EMATER-MG, EPAMIG e Ministério da Agricultura (MAPA), estudantes e professores de Institutos Federais, Universidades e Escolas Família Agrícola (EFAs), além de outros setores da sociedade civil organizada e de instituições públicas e parlamentares municipais, estaduais e federais.

imagem123456

Mesa de abertura com a presença do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA e da Agricultura Familiar.

As instalações artístico-pedagógicas (IAPs), ferramenta metodológica usada no evento, trataram de temas como a construção social de mercados para os produtos orgânicos e agroecológicos; as redes de produtores e consumidores; a certificação orgânica por auditoria, participativa e do mercado justo (fair trade); a regularização sanitária; as relações sociais de gênero e a cultura e identidade dos povos e comunidades tradicionais.

imagem 1234567

Instalação Artístico-pedagógica com agricultor familiar certificado como orgânico pelo Instituto Mineiro de Agropecuária/IMA.

Outros espaços apresentaram os princípios dos Sistemas Participativos de Garantia/SPG e a legislação pertinente, assim como o funcionamento do primeiro SPG de Minas Gerais constituído em 2013, o Orgânicos Sul de MG.

imagem1234567

Como resultados, construiu-se os princípios do SPG da Zona da Mata (SPG-ZM) e delineou-se ações de planejamento nos territórios integrantes. Os seminários territoriais são uma frente de ação que terão início a partir de junho, com agricultores/as e organizações parceiras e as visitas nas propriedades dos agricultores e agricultoras que farão parte do SPG e terão seus produtos sem agrotóxicos certificados como orgânicos.

Para Fernanda Henrique Estevão, do Assentamento Padre Jésus e diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar/SINTRAF de Espera Feliz: “A nossa expectativa é debater fortemente a questão dos agrotóxicos, que está matando principalmente as nossas mulheres, estão sendo envenenadas. A cada dia é maior o número de mulheres com câncer, principalmente no nosso município. A expectativa é que de fato o Polo Agroecológico possa atingir os nossos trabalhadores e trabalhadoras, as nossas cooperativas de produção, que possa somar com as cooperativas de crédito que financiam tanta coisa, para que nossos trabalhadores e trabalhadoras não fiquem esquecidos. Por isso estamos aqui, para debater, para reforçar. Os nossos assentamentos precisam de assistência técnica e assistência com qualidade”.

imagem123456789

Mesa de encerramento com a presença de parlamentares municipais, estaduais e federais.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress